Equipe

       
Jésus Figueiredo
Diretor Musical

Jésus Figueiredo é bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ. Desde 1999 trabalha no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é o Maestro Titular do Coro, além de atuar também com a Orquestra Sinfônica em Concertos, Óperas e Balés.

Já regeu diversas orquestras, entre elas estão a Sinfônica de Minas Gerais, a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica Nacional da UFF, a Filarmônica do Ceará, a Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, a da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), a da Ópera de San Juan (Argentina), e a Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

É também o Maestro Principal do Coro Ópera Brasil que participou em 2012 da 1ª temporada lírica da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera e Repertório, e em 2014 do Concerto do Tenor Plácido Domingo na Arena HSBC no Rio de Janeiro.
Como preparador coral recebeu o prêmio da APCA em 1998 pela ópera O Colombo, de Carlos Gomes, e em 2016 pelas óperas Don Quixote, de Massenet, e Lo Schiavo de Carlos Gomes.

Com o Balé do Theatro Municipal, com a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, e a Cia Brasileira de Balé regeu títulos como Les Sylphides, O Quebra-Nozes (2007 e 2012), Coppélia (2008 e 2012), Don Quixote e Catulli Carmina (2015). Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 as temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle. Em 2013, assumiu a direção musical da ACC e vem desenvolvendo um repertório da Música Colonial Brasileira à Música Contemporânea, passando também pela ópera.

Vídeos com Jésus Figueiredo:
Concerto de homenagem à Cleofe Person de Mattos - Obras de José Maurício Nunes Garcia
https://www.youtube.com/watch?v=Ex7BPF9ZwiY
 Abertura Fosca - Carlos Gomes
https://www.youtube.com/watch?v=IfEHf5OreGA
Stabat Mater - Verdi
https://www.youtube.com/watch?v=6wy25ckg9SE
Coro da ACC e Orquestra - Esnaio de And He shall Purfify - The Messiah -Haendel
https://www.youtube.com/watch?v=_jiQTx7v6XI





Pedro Olivero
Presidente da ACC e Diretor Geral do Núcleo de Ópera

Baixo, nascido na Paraíba. Formado em Jornalismo pela Facha (RJ) e Bacharel em Música (Canto) pelo Conserva-tório Brasileiro de Música (RJ). Estudou canto com Ciro Braga, com o barítono Fernando Teixeira, Patrícia Peres e, atualmente, com o mezzosoprano Gloria Queiroz. Primeiro lugar no concurso público para o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em seu registro vocal. Cantou nos mais importantes teatros e salas de concertos do Brasil. No seu repertório de ópera, música de concerto e oratório estão “L’Italiana in Algeri”, “Il Barbiere di Siviglia”, “Stabat Mater”, “ Petite Messe Solennelle”, “ Cenerentola”,de Rossini; “Attila” , “Nabucco”, “La Traviata”, “Il Trovatore”,”Otello”, “Aida”, “Rigoletto”, de Verdi; “Don Pasquale”, “L’Elisir d’Amore”, de Donizetti; “Condor”, “Lo Schiavo”, “Colombo”, de Carlos Gomes; “A Flauta Mágica”, “Don Giovanni”,”Requiem”, de Mozart; “Requiem”, “Missa Pastoril”, “Tosca”, “Madame Butterfly”, “Gianni Schicchi”, “Turandot”, de Puccini, “Stabat Mater”, de Tommaso Traetta, entre outros.

Cantou nos 30 anos do Projeto Aquarius, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, no Forte Copacabana. Atuou sob a regência de Silvio Barbato, David Machado, Isaac Karabtchevsky, Lygia Amadio, Alessandro Sangiorgi,Ciro Braga,Modesto Flavio, Roberto Duarte, André Cardoso, Ricardo Rocha, Ilem Vargas, Carlos Rato, Osvaldo Ferreira. Gravou em CD a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e em DVD o “Ofício de Defuntos – 1816”, do Padre José Mauricio. Professor de técnica vocal e canto da Academia de Música Lorenzo Fernândez;

Membro efetivo e vice-presidente da Sociedade de Música Coral e Instrumental do Rio Janeiro – SOMUSICA. Presidente da Associação do Corpo Coral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – ACCOTEMURJ ; Presidente do Sintac, sindicato que congrega os funcionários do TMRJ e da cultura do Estado do Rio. Diretor Operacional da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro; Presidente da Associação de Canto Coral (RJ).




Rafael Caldas 
Regente dos Coros de Câmara e Oficina
Preparador do Coro Sinfônico/CPAC



Mestre em Musicologia - UNIRIO e Bacharel em Música - Regência - UFRJ. Atua em projetos sociais voltados para coro adulto, juvenil e infantil em ONGS e empresas sempre buscando a musicalização, inclusão social, qualidade de vida e lazer pelo Canto Coral. Participou de Máster-Classes internacionais de regência coral com Martin Schmidt (Festival Brasil-Alemanha), Saul Szaks (Suécia) e Eric Westberg (Suécia). Possui vários cursos de extensão ligados a educação musical e é premiado como Agente Jovem da Cultura - Ministério da Cultura pelo seu trabalho em ONG’s com coros juvenis. É professor de Canto Coral do Conservatório Brasileiro de Música. Como membro da Associação de Canto Coral, na função de arquivista, participou da organização e produção de eventos voltados para educação e canto coral e é regente do Coro de Câmara e do Coro Oficina.




Claudio Ávila
Regente do Coro de Câmara Lírico Feminino

Formado pela Pró-Arte, em Regência Coral e Análise Musical, e com Mestrando em Música pela UNI-RIO. Estudou piano nos Conservatórios de Barra do Pirai, de Volta Redonda, e do Rio de Janeiro. Desde 1987 prepara técnica e musicalmente coros e solistas em óperas e em música de câmara. Preparou e regeu diversos Coros, dos quais podemos citar: o Coro do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro e Maestro e Preparador Vocal do Coral Ars Plena, fundado pelo Maestro Armando Prazeres, a quem substituiu. Desde 2014 é o Maestro do Coral Feminino da Associação de Canto Coral. Como pianista-acompanhador ganhou o prêmio de melhor Correpetidor, no II Concurso de Canto Honorina Barra, em Curitiba. Apresentou-se em diversas salas de concerto e acompanha grandes cantores brasileiros. Trabalhou com os mais renomados professores de canto do Rio de Janeiro e de outros países como dos EUA, Alemanha e Holanda. Desde 2005, realiza concertos com a Cia. Canto Brasil, onde é o Fundador e Diretor Musical. A Cia. conta com cantores experientes e também com aqueles que estão ingressando na carreira lírica.  Desenvolve ainda com adolescentes da Comunidade da Rocinha trabalho de técnica vocal e preparo musical. Em 2014 atuou, como Maestro Interno, Pianista e Organista, na Ópera Suor Angélica, na série Ópera do Meio Dia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E ainda em setembro de 2014, foi um dos Pianistas na realização da obra de Carl Off – Catulli Carmina – para quatro pianos, conjunto de percussão, solistas, coro e ballet. Trabalhou na Casa da Arte e Cultura Julieta de Serpa, onde fez a direção musical e foi também o pianista do espetáculo “Uma Tarde na Ópera”. Foi também o pianista do espetáculo “Natal: tempo de sonhar” e participou do espetáculo “Cine Atlântica: uma chanchada musical”.










Miguel Torres

Regente do Coro Prelúdio e Preparador do Coro Sinfônico/CPAC


É formado em Regência pela Escola de Música/UFRJ, tendo sido orientado pelo Maestro e compositor Ernani Aguiar. Iniciou seus estudos musicais pelo piano. Estudou também com os Maestros Alceo Bocchino e Carlos Alberto Figueiredo (Regência Coral) e estendeu seus estudos ao Canto lírico, tendo estudado com Victor Prochet e Gina Martins, do coro do Theatro Municipal.
Atualmente é regente dos corais SESC/Tijuca e Vida-UCAM/Universidade da Mulher e dos Corais Prelúdio e Novo Oficina na ACC. No Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), foi regente titular do coral UNISUAM e do coral UNATI/UNISUAM e em 2009 fundou a Orquestra de Câmara da UNISUAM. No projeto “Aprendiz-música nas escolas/Niterói/RJ” é professor de Canto Coral.
Dirigiu concertos com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e Orquestra Musicâmara (Volta Redonda).



Vera Prodan
Professora de Canto e Técnica Vocal

Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada e pós-graduada em letras e música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua carreira acadêmica lecionou na faculdade de letras e também na Escola de Música da UFRJ, nas disciplinas dicção e canto. Em 1998 criou na Escola de Música da UFRJ o Conjunto de Câmara Sacra Vox. Com este e outros grupos de câmara atuou no circuito cultural da cidade do Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil. É professora de canto na Associação de Canto Coral, em cujos coros já foi preparadora vocal e solista, e onde exerceu, de março de 2010 a fevereiro de 2013, o cargo de vice-presidente. 






Eliara Puggina
Pianista Preparadora do Núcleo de Ópera

Pianista e professora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu aprimoramento em performance pianística pelos professores Arnaldo Cohen e Linda Bustani. Desde então, atua principalmente como acompanhadora de cantores líricos e em grupos de óperas.

Participou de diversos grupos de câmara, dentre os quais: Teatro de Ópera do Rio de Janeiro (TORJ); Grupo Glória Queiroz; Grupo André Vivanti; Pró-Arte; e Bachianas Brasileiras, do Maestro Ricardo Rocha. Por 5 anos, período de 2010 a 2015, foi contratada pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro como pianista atuando na Orquestra Sinfônica e no Coro. Atuou em masterclasses como acompanhadora junto aos cantores e professores: Carlos Colombara, Mark Markham, Mitsuko Shirai, Darryl Edwards, Maria Venutti, dentre outros profissionais nacionais e internacionais. 
 
Seu repertório contempla mais de 120 apresentações, incluindo cerca de 40 óperas, concertos sinfônicos, música de câmara, transmissões radiofônicas ao vivo pela Rádio Mec e gravações promovidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente é pianista acompanhadora concursada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestranda.


 Júlia Anjos
Professora de Canto, Técnica Vocal e Rítmo e Som

Cantora e professora de música graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou com as professoras de canto Maristane Resende, Veruschka Mainhard e Eliane Sampaio. Atualmente, segue seus estudos vocais com o professor Cláudio Ávila. Participou do coro Brasil Ensemble, sob a regência de Maria José Chevitarese, e do conjunto vocal Sacra Vox, sob a regência de Valéria Matos. Desde 2009, atua como mezzo-soprano no Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e Calíope, ambos dirigidos pelo maestro Júlio Moretzshon, com quem gravou o CD Vozes do Brasil, com obras corais de Villa-Lobos. Ainda no Coro Sinfônico, realizou trabalhos juntos à Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira, tendo sido regida por Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk e Lorin Maazel. Exerceu trabalhos de técnica vocal em coros de Igrejas do Rio de Janeiro e atuou como solista na montagem da ópera "Don Quixote nas Bodas de Comacho", de G. Telleman, na Escola de Música da UFRJ, Teatro Trianon, em Campos, Teatro Municipal de Niterói e Teatro Dom Pedro, em Petrópolis.



Lara Cavalcanti
Mezzo-Soprano, Professora de Canto, Técnica Vocal e Rítmo e Som


...Com sua voz quente e aveludada, a jovem cantora se entrega com suavidade e talento à intenção cênica. Sua atuação na estreia foi impecável... (Movimento.com)



Lara Cavalcanti formou-se pela escola de música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna cum laude na classe do barítono Homero Velho e integrou Academia de ópera Bidu Sayão do teatro municipal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de canto no curso livre e técnico da Escola de música da Universidade Católica de Petrópolis. Trabalha no mercado musical a mais de 10 anos. Atualmente é integrante do Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do espetáculo “A modinha que não sai de moda”. Mais informações no site oficial e na fanpage do facebook.


Participou de master class com Michel de Souza (Baritono), Raphaël Sikorki (Coach- França), Elizabeth Blancke-Biggs (Soprano – EUA), Fábio Centami (Coach - Itália), Carlo Colombara (Baixo- Itália), Eliane Coelho (Soprano), Eduardo Alvarez (Tenor), Ana Hãsler (Mezzo-soprano- Suiça), Priscila Bonfim (Coach), André dos Santos (Regente), Doriana Mendes (Soprano), André Heller (diretor cênico), Gabriel Rhein-Schirato (Regente), Rodolfo Fischer (regente – Chile), Michelangelo Cavalcanti (Barítono). Trabalhou com profissionais renomados como os diretores cênicos André Heller, Lívia Sabag, Willian Pereira, Marcelo Cardoso, os maestros Silvio Viegas, Roberto Duarte, Tobias Volkman, Carlos Prazeres, Abel Rocha, Bruno Procópio, Jésus Figueiredo, André Cardoso, Ernani Aguiar e Álvaro Peterlevitz.



Dentre suas atuações destacam-se, no teatro Municipal do Rio de Janeiro: La Tragedie de Carmen (Carmen), Bodas de Fígaro (Marcellina), A menina das nuvens (Mãe), Dido and Aeneas (Dido ), Serse (Arsamene), Trouble in Tahiti (Girl), La Cenerentola (Tisbe – foyer), Amahl e os visitantes da noite (Os Pastores), Salome (Pajem de Herodias ). Em outros teatros: Cosi fan tutte (Dorabella - Leopoldo Miguez/Teatro D. Pedro/ TMNIT), Dido and Aeneas (Dido - SCAR -SC), O Mambembe encantado (Ana Beleza - Leopoldo Miguez), Carmen (Mercedes - Educa mais Jacareí/Casa de Cultura Cine Santana), Renaud (Iphise – Sala Cecília Meirelles). Foi solista também em obras como a Missa em Mib do Padre José Maurício Nunes Garcia junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Te Deum de Bruckner junto a Orquestra Sinfônica do teatro Municipal do Rio de Janeiro, Fantasia coral de Beethoven junto a FEMUSC, Maria na cantata sacra Il pianto di Maria de Ferrandini junto a ORSEM. Participou das seguintes gravações: - CD: “Noite Azul” – Canções de natal com o coral das Meninas Cantoras de Petrópolis Solista – música: Estrela guia, Então é natal, Ave Maria, Noite Feliz) - CD: “Voz que vem do coração” com o coral das Meninas Cantoras de Petrópolis. Solista – música: Um grande amore niente più. - CD: “Música Coral Sacra Brasileira na primeira metade do século XX” com Sacra Vox (Solista – Música: Ladainha, Compositor: Francisco Braga) - CD “Imagens do Brasil” com Brasil Ensemble (Solista – Music: Magnificat, Compositor: João Guilherme Ripper). Obteve as seguintes premiações: Moção congratulatória por contribuição cultural para a cidade de Petrópolis 2005, Concurso internacional de canto Maria Callas 2015, Concurso de Música de Camara Francisco Mignone 2016, Troféu de reconhecimento na categoria advento cultural não governamental no Congresso da sociedade de cultura latina seção Brasil ano -2016.
E-mail: laracavalcantiprofessora@gmail.com
Site: www.laracavalcanti.com
Fanpage: https://www.facebook.com/laracavalcantimezzosoprano/
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDUKZoGF_iwM-SEGCNAJyaA/featured





Clayber Guimarães
Tenor, Professor de Técnica Vocal em grupo e Canto.

     Iniciou seus estudos de canto com a maestrina Lydia Podorowsky. Cursou bacharelado em canto na Escola de Música da UFRJ, onde estudou com o soprano Judith Imbassahy, e onde participou das montagens de "O Elixir do Amor" e "D. Pasquale" de Donizetti. Ainda no Rio de Janeiro, estudou ainda com Glória Queiroz. Em São Paulo foi aluno de Benito Maresca. Cantou por 15 anos no Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).      
     Atualmente, canta no Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). Integra o Núcleo de Ópera da Associação de Canto Coral, além do grupo de câmara Carpe Véspera, em Niterói. 



Marianna Lima
Professora de Teoria e Percepção


Com uma voz versátil de grande sonoridade e doçura e possuidora de musicalidade marcante, Marianna Lima foi segundo lugar geral no concurso realizado em 2013 para o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já se apresentou como solista em importantes salas de concerto como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Municipal de Niterói, com importantes orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira. Marianna é Bacharel e Mestre em Música pela da UFRJ, tendo sido orientada por Izabel Vivante, Veruschka Mainhard, Murilo Neves e Fernando Portugal.

No seu repertório operístico encontramos importantes papeis para soprano, se destacando Suor Angelica (Suor Angelica, Puccini), Aida (Aida, Verdi), Elisabetta (Don Carlo, Verdi), Tosca (Tosca, Puccini), Mimi e Musetta (La Boheme, Puccini), Amelia (Un Ballo in Maschera, Verdi), Lisetta (L'oro non compra amore, Marcos Portugal), Chimène (Le Cid, Massenet) e Maria Stuarda (Maria Stuarda, Donizetti). Em 2014, foi o papel titulo da opera Suor Angelica de Puccini no projeto Opera do Meio-Dia realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com sucesso de critica e com temporada estendida; foi Mimi em La Boheme de Puccini na abertura do Festival de Inverno de Nova Friburgo e no encerramento do Festival de Inverno de Petrópolis. Em 2012, atuou como Mimi na montagem de La Boheme de Puccini com a Cia Lírica no Teatro Municipal de Niteroi. Contudo, foi marcante sua atuação junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira Opera e Repertório, sob regência do maestro Bruno Procopio, na ópera L'oro non compra amore do compositor português Marcos Portugal, arrancando aplausos acalorados e muitos risos da plateia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.





Helen Heinzle
Soprano, Professora de Canto
Professora de Técnica Vocal



Helen Heinzle, natural de Blumenau, Santa Catarina, é integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos musicais ao piano ainda criança e aperfeiçoou-se em Viena - Áustria e Hamburg – Alemanha.



Graduou-se em Canto pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), onde foi professora de Canto e Fisiologia da Voz. Também foi professora de Técnica Vocal no Conservatório Brasileiro de Música. É integrante do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e do grupo vocal Calíope, com o qual realizou diversas turnês pelo Brasil, Europa e América do Sul. Gravou também diversos CDs como solista com o grupo.

Atuou na ópera “o Empresário” de W. A. Mozart como Mlle Silberklang e na ópera Bodas de Fígaro como “Condessa” no Theatro Municipal do Rio. Participou da ópera “O Pescador e sua Alma” do compositor carioca Marcos Lucas, no CCBB do Rio e Brasília. Foi solista nas “Vesperae Solennes de Confessore”, de Mozart; “Der Tod Jesu”, de Graun, e em obras de Bach, Vivaldi, Haydn, Brahms, Neukomm, entre outros. Foi solista com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, e com a Orquestra do Theatro Municipal nas comemorações dos 80 anos do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



Raquel Paixão
Professora de Piano





Raquel Paixão é bacharel em piano, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduada em Pedagogia do Piano pela Faculdade Santa Marcelina, SP e mestranda em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Participou de cursos, festivais, concursos, projetos de pesquisa e extensão e inúmeros concertos e recitais. Entre eles: Festival Brasil Alemanha, edições 2010, 2011, 2012 e 2013; Festival de Música de Ourinhos; Festival Villa Lobos; Festival Vale do Café; Concurso de Piano Souza Lima; Projeto de pesquisa e iniciação científica “Música e Ciências Sociais” sob orientação do professor Dr. Silvio Mehry; Projeto de Extensão “Grupo de Estudo e Pesquisa em Música Antiga” sob orientação da professora Dra. Laura Ronai, e Laboratório de Criação Colaborativa no Departamento de Interpretação da Escola de Teatro sob direção da professora Christina Streva.
         Integrou nos anos de 2016 e 2017 o GNU- (Grupo Novo da Unirio) grupo dedicado à interpretação e estudo da música contemporânea de concerto, com o grupo realizou diversos concertos, entre eles: Bienais Olímpicas, organizado e financiado pelo Fundação Nacional de Artes (FUNARE), XXIII Concurso de Piano em Ituiutaba, Série Tendências da UFRJ, Villa Lobos em Movimento (projeto de música e dança), Concerto na Universidade Federal de Uberlândia, e XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Raquel também é pianista do Duo Madeira-Marfim onde ao lado do clarinetista Pedro Silva realiza recitais com repertório voltado para música de câmara brasileira, dos concertos do duo, o que mais se destaca é o concerto “SESC PARTITURAS”, concerto onde o duo executou peças exclusivamente do banco de partituras do SESC no SESC Aldya Yacarepagua, Rio de Janeiro.
          Atua como professora de piano desde 2008. Raquel já lecionou nas escolas: Centro Cultura Musical de Campos, Escola de Músicos do Jardim Botânico, Rio Música Escola de Música iniciação e profissionalização musical e desenvolve também um trabalho com inúmeros alunos particulares. Tem especial interesse pelo ensino do piano pra crianças. Está em constante processo de pesquisa de material didático e repertório específico para as necessidades infantis e está elaborando um material próprio em colaboração com compositores brasileiros voltado para este público.


Francisco Neves
Professor de Declamação Lírica e de Palestras sobre Óperas

Cantor do Corpo Coral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro há 26 anos, na clave dos barítonos, Francisco Neves também é pesquisador do Antigo Egito desde os seus 09 anos. Nos últimos 50 anos, ministrou inúmeras palestras, seminários, cursos e simpósios sobre Egiptologia e Óperas em diversas cidades brasileiras. Nas 12 viagens que empreendeu ao Egito, Estados Unidos e Europa, pesquisou em diversos sítios arqueológicos e universidades, conduziu grupos de turistas e pesquisadores, além de travar contatos sólidos com o Supremo Conselho de Antiguidades Egípcias no Cairo.
Formado diretor de cena e cenógrafo pela Academia Brasileira de Belas Artes (1975), Neves também é artista plástico com diversas exposições das suas miniaturas e quadros sobre o Egito Antigo, além de ser cantor lírico, tendo a seu crédito cerca de trinta e sete personagens de diversas óperas.