Equipe

       
Jésus Figueiredo
Diretor Musical

Jésus Figueiredo é bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ. Desde 1999 trabalha no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é o Maestro Titular do Coro, além de atuar também com a Orquestra Sinfônica em Concertos, Óperas e Balés.

Já regeu diversas orquestras, entre elas estão a Sinfônica de Minas Gerais, a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica Nacional da UFF, a Filarmônica do Ceará, a Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, a da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), a da Ópera de San Juan (Argentina), e a Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

É também o Maestro Principal do Coro Ópera Brasil que participou em 2012 da 1ª temporada lírica da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera e Repertório, e em 2014 do Concerto do Tenor Plácido Domingo na Arena HSBC no Rio de Janeiro.
Como preparador coral recebeu o prêmio da APCA em 1998 pela ópera O Colombo, de Carlos Gomes, e em 2016 pelas óperas Don Quixote, de Massenet, e Lo Schiavo de Carlos Gomes.

Com o Balé do Theatro Municipal, com a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, e a Cia Brasileira de Balé regeu títulos como Les Sylphides, O Quebra-Nozes (2007 e 2012), Coppélia (2008 e 2012), Don Quixote e Catulli Carmina (2015). Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 as temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle. Em 2013, assumiu a direção musical da ACC e vem desenvolvendo um repertório da Música Colonial Brasileira à Música Contemporânea, passando também pela ópera.

Vídeos com Jésus Figueiredo:
Concerto de homenagem à Cleofe Person de Mattos - Obras de José Maurício Nunes Garcia
https://www.youtube.com/watch?v=Ex7BPF9ZwiY
 Abertura Fosca - Carlos Gomes
https://www.youtube.com/watch?v=IfEHf5OreGA
Stabat Mater - Verdi
https://www.youtube.com/watch?v=6wy25ckg9SE
Coro da ACC e Orquestra - Esnaio de And He shall Purfify - The Messiah -Haendel
https://www.youtube.com/watch?v=_jiQTx7v6XI





Pedro Olivero
Presidente da ACC e Diretor Geral do Núcleo de Ópera

Baixo, nascido na Paraíba. Formado em Jornalismo pela Facha (RJ) e Bacharel em Música (Canto) pelo Conserva-tório Brasileiro de Música (RJ). Estudou canto com Ciro Braga, com o barítono Fernando Teixeira, Patrícia Peres e, atualmente, com o mezzosoprano Gloria Queiroz. Primeiro lugar no concurso público para o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em seu registro vocal. Cantou nos mais importantes teatros e salas de concertos do Brasil. No seu repertório de ópera, música de concerto e oratório estão “L’Italiana in Algeri”, “Il Barbiere di Siviglia”, “Stabat Mater”, “ Petite Messe Solennelle”, “ Cenerentola”,de Rossini; “Attila” , “Nabucco”, “La Traviata”, “Il Trovatore”,”Otello”, “Aida”, “Rigoletto”, de Verdi; “Don Pasquale”, “L’Elisir d’Amore”, de Donizetti; “Condor”, “Lo Schiavo”, “Colombo”, de Carlos Gomes; “A Flauta Mágica”, “Don Giovanni”,”Requiem”, de Mozart; “Requiem”, “Missa Pastoril”, “Tosca”, “Madame Butterfly”, “Gianni Schicchi”, “Turandot”, de Puccini, “Stabat Mater”, de Tommaso Traetta, entre outros.

Cantou nos 30 anos do Projeto Aquarius, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, no Forte Copacabana. Atuou sob a regência de Silvio Barbato, David Machado, Isaac Karabtchevsky, Lygia Amadio, Alessandro Sangiorgi,Ciro Braga,Modesto Flavio, Roberto Duarte, André Cardoso, Ricardo Rocha, Ilem Vargas, Carlos Rato, Osvaldo Ferreira. Gravou em CD a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e em DVD o “Ofício de Defuntos – 1816”, do Padre José Mauricio. Professor de técnica vocal e canto da Academia de Música Lorenzo Fernândez;

Membro efetivo e vice-presidente da Sociedade de Música Coral e Instrumental do Rio Janeiro – SOMUSICA. Presidente da Associação do Corpo Coral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – ACCOTEMURJ ; Presidente do Sintac, sindicato que congrega os funcionários do TMRJ e da cultura do Estado do Rio. Diretor Operacional da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro; Presidente da Associação de Canto Coral (RJ).




Rafael Caldas 
Regente dos Coros de Câmara e Oficina
Preparador do Coro Sinfônico/CPAC



Mestre em Musicologia - UNIRIO e Bacharel em Música - Regência - UFRJ. Atua em projetos sociais voltados para coro adulto, juvenil e infantil em ONGS e empresas sempre buscando a musicalização, inclusão social, qualidade de vida e lazer pelo Canto Coral. Participou de Máster-Classes internacionais de regência coral com Martin Schmidt (Festival Brasil-Alemanha), Saul Szaks (Suécia) e Eric Westberg (Suécia). Possui vários cursos de extensão ligados a educação musical e é premiado como Agente Jovem da Cultura - Ministério da Cultura pelo seu trabalho em ONG’s com coros juvenis. É professor de Canto Coral do Conservatório Brasileiro de Música. Como membro da Associação de Canto Coral, na função de arquivista, participou da organização e produção de eventos voltados para educação e canto coral e é regente do Coro de Câmara e do Coro Oficina.




Claudio Ávila
Regente do Coro de Câmara Lírico Feminino

Formado pela Pró-Arte, em Regência Coral e Análise Musical, e com Mestrando em Música pela UNI-RIO. Estudou piano nos Conservatórios de Barra do Pirai, de Volta Redonda, e do Rio de Janeiro. Desde 1987 prepara técnica e musicalmente coros e solistas em óperas e em música de câmara. Preparou e regeu diversos Coros, dos quais podemos citar: o Coro do Teatro de Ópera do Rio de Janeiro e Maestro e Preparador Vocal do Coral Ars Plena, fundado pelo Maestro Armando Prazeres, a quem substituiu. Desde 2014 é o Maestro do Coral Feminino da Associação de Canto Coral. Como pianista-acompanhador ganhou o prêmio de melhor Correpetidor, no II Concurso de Canto Honorina Barra, em Curitiba. Apresentou-se em diversas salas de concerto e acompanha grandes cantores brasileiros. Trabalhou com os mais renomados professores de canto do Rio de Janeiro e de outros países como dos EUA, Alemanha e Holanda. Desde 2005, realiza concertos com a Cia. Canto Brasil, onde é o Fundador e Diretor Musical. A Cia. conta com cantores experientes e também com aqueles que estão ingressando na carreira lírica.  Desenvolve ainda com adolescentes da Comunidade da Rocinha trabalho de técnica vocal e preparo musical. Em 2014 atuou, como Maestro Interno, Pianista e Organista, na Ópera Suor Angélica, na série Ópera do Meio Dia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E ainda em setembro de 2014, foi um dos Pianistas na realização da obra de Carl Off – Catulli Carmina – para quatro pianos, conjunto de percussão, solistas, coro e ballet. Trabalhou na Casa da Arte e Cultura Julieta de Serpa, onde fez a direção musical e foi também o pianista do espetáculo “Uma Tarde na Ópera”. Foi também o pianista do espetáculo “Natal: tempo de sonhar” e participou do espetáculo “Cine Atlântica: uma chanchada musical”.










Miguel Torres

Regente do Coro Prelúdio e Preparador do Coro Sinfônico/CPAC


É formado em Regência pela Escola de Música/UFRJ, tendo sido orientado pelo Maestro e compositor Ernani Aguiar. Iniciou seus estudos musicais pelo piano. Estudou também com os Maestros Alceo Bocchino e Carlos Alberto Figueiredo (Regência Coral) e estendeu seus estudos ao Canto lírico, tendo estudado com Victor Prochet e Gina Martins, do coro do Theatro Municipal.
Atualmente é regente dos corais SESC/Tijuca e Vida-UCAM/Universidade da Mulher e dos Corais Prelúdio e Novo Oficina na ACC. No Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), foi regente titular do coral UNISUAM e do coral UNATI/UNISUAM e em 2009 fundou a Orquestra de Câmara da UNISUAM. No projeto “Aprendiz-música nas escolas/Niterói/RJ” é professor de Canto Coral.
Dirigiu concertos com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e Orquestra Musicâmara (Volta Redonda).



Vera Prodan
Professora de Canto e Técnica Vocal

Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada e pós-graduada em letras e música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua carreira acadêmica lecionou na faculdade de letras e também na Escola de Música da UFRJ, nas disciplinas dicção e canto. Em 1998 criou na Escola de Música da UFRJ o Conjunto de Câmara Sacra Vox. Com este e outros grupos de câmara atuou no circuito cultural da cidade do Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil. É professora de canto na Associação de Canto Coral, em cujos coros já foi preparadora vocal e solista, e onde exerceu, de março de 2010 a fevereiro de 2013, o cargo de vice-presidente. 






Eliara Puggina
Pianista Preparadora do Núcleo de Ópera

Pianista e professora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu aprimoramento em performance pianística pelos professores Arnaldo Cohen e Linda Bustani. Desde então, atua principalmente como acompanhadora de cantores líricos e em grupos de óperas.

Participou de diversos grupos de câmara, dentre os quais: Teatro de Ópera do Rio de Janeiro (TORJ); Grupo Glória Queiroz; Grupo André Vivanti; Pró-Arte; e Bachianas Brasileiras, do Maestro Ricardo Rocha. Por 5 anos, período de 2010 a 2015, foi contratada pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro como pianista atuando na Orquestra Sinfônica e no Coro. Atuou em masterclasses como acompanhadora junto aos cantores e professores: Carlos Colombara, Mark Markham, Mitsuko Shirai, Darryl Edwards, Maria Venutti, dentre outros profissionais nacionais e internacionais. 
 
Seu repertório contempla mais de 120 apresentações, incluindo cerca de 40 óperas, concertos sinfônicos, música de câmara, transmissões radiofônicas ao vivo pela Rádio Mec e gravações promovidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente é pianista acompanhadora concursada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestranda.


 Júlia Anjos
Professora de Canto, Técnica Vocal e Rítmo e Som

Cantora e professora de música graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou com as professoras de canto Maristane Resende, Veruschka Mainhard e Eliane Sampaio. Atualmente, segue seus estudos vocais com o professor Cláudio Ávila. Participou do coro Brasil Ensemble, sob a regência de Maria José Chevitarese, e do conjunto vocal Sacra Vox, sob a regência de Valéria Matos. Desde 2009, atua como mezzo-soprano no Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e Calíope, ambos dirigidos pelo maestro Júlio Moretzshon, com quem gravou o CD Vozes do Brasil, com obras corais de Villa-Lobos. Ainda no Coro Sinfônico, realizou trabalhos juntos à Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira, tendo sido regida por Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk e Lorin Maazel. Exerceu trabalhos de técnica vocal em coros de Igrejas do Rio de Janeiro e atuou como solista na montagem da ópera "Don Quixote nas Bodas de Comacho", de G. Telleman, na Escola de Música da UFRJ, Teatro Trianon, em Campos, Teatro Municipal de Niterói e Teatro Dom Pedro, em Petrópolis.



Lara Cavalcanti
Professora de Canto, Técnica Vocal e Rítmo e Som


Lara Cavalcanti formou-se pela escola de música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna cum laude na classe do barítono Homero Velho. Atuou como professora de canto no curso livre e técnico da Escola de música da Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é integrante da Academia de ópera Bidu Sayão e do Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Participou de master class com Michel de Souza (Baritono), Raphaël Sikorki (Coach - França), Carlo Colombara (Baixo- Itália), Eliane Coelho (Soprano), Eduardo Alvarez (Tenor), Ana Hãsler (Mezzo-soprano - Suiça), Priscila Bonfim (Coach), André dos Santos (Regente), André Heller (diretor cênico), Gabriel Rhein-Schirato (Regente), Rodolfo Fischer (Regente - Chile), Rafael Andrade (coach).

                      Trabalhou com profissionais renomados como os diretores cênicos André Heller, Lívia Sabag, Willian Pereira, Marcelo Cardoso, os maestros Silvio Viegas, Roberto Duarte, Tobias Volkman, Carlos Prazeres, Abel Rocha, Bruno Procópio, Jésus Figueiredo, André Cardoso, Ernani Aguiar e Álvaro Peterlevitz. Dentre suas atuações destacam-se, Bodas de Fígaro (Marcellina - TMRJ), A menina das nuvens (Mãe - TMRJ), Cosi fan tutte (Dorabella - Leopoldo Miguez/Teatro D. Pedro/ TMNIT), Dido and Aeneas (Dido - TMRJ/SCAR -SC), O Mambembe encantado (Ana Beleza - Leopoldo Miguez), Serse (Arsamene - TMRJ), Carmen (Mercedes - Educa mais Jacareí/Casa de Cultura Cine Santana), Trouble in Tahiti (Girl - TMRJ), La Cenerentola (Tisbe – TMRJ foyer), Amahl e os visitantes da noite (Os Pastores - TMRJ), Renaud (Iphise – Sala Cecília Meirelles), Salome (Pajem de Herodias – TMRJ).
Foi solista também em obras como a Missa em Mib do Padre José Maurício Nunes Garcia junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Te Deum de Bruckner junto a Orquestra Sinfônica do teatro Municipal do Rio de Janeiro, Fantasia coral de Beethoven junto a FEMUSC, Maria na cantata sacra Il pianto di Maria de Ferrandini junto a ORSEM.
Foi vencedora do prêmio para personagem no concurso Maria Callas em 2015 e do concurso de música de câmara Francisco Mignone em 2016.
​Gravou como solista o Magnificat de João Guilherme Ripper, junto ao Coro Brasil Ensemble e Ladainha de Francisco Braga junto Coro de Câmara Sacra Vox.

Canal Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MRw8Ofepcoc&t=67s
Site: http://laracavalcanti.weebly.com/
Facebook: https://www.facebook.com/lara.cavalcanti.mezzo





Marianna Lima
Professora de Teoria e Percepção


Com uma voz versátil de grande sonoridade e doçura e possuidora de musicalidade marcante, Marianna Lima foi segundo lugar geral no concurso realizado em 2013 para o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já se apresentou como solista em importantes salas de concerto como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Municipal de Niterói, com importantes orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira. Marianna é Bacharel e Mestre em Música pela da UFRJ, tendo sido orientada por Izabel Vivante, Veruschka Mainhard, Murilo Neves e Fernando Portugal.

No seu repertório operístico encontramos importantes papeis para soprano, se destacando Suor Angelica (Suor Angelica, Puccini), Aida (Aida, Verdi), Elisabetta (Don Carlo, Verdi), Tosca (Tosca, Puccini), Mimi e Musetta (La Boheme, Puccini), Amelia (Un Ballo in Maschera, Verdi), Lisetta (L'oro non compra amore, Marcos Portugal), Chimène (Le Cid, Massenet) e Maria Stuarda (Maria Stuarda, Donizetti). Em 2014, foi o papel titulo da opera Suor Angelica de Puccini no projeto Opera do Meio-Dia realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com sucesso de critica e com temporada estendida; foi Mimi em La Boheme de Puccini na abertura do Festival de Inverno de Nova Friburgo e no encerramento do Festival de Inverno de Petrópolis. Em 2012, atuou como Mimi na montagem de La Boheme de Puccini com a Cia Lírica no Teatro Municipal de Niteroi. Contudo, foi marcante sua atuação junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira Opera e Repertório, sob regência do maestro Bruno Procopio, na ópera L'oro non compra amore do compositor português Marcos Portugal, arrancando aplausos acalorados e muitos risos da plateia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.




Denise Borborema

Professora de Canto, Técnica Vocal e Rítmo e Som
Regente Preparadora do Coro Sinfônico/CPAC

Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Música no IBEC - Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada, professora do Curso Técnico na Academia Lorenzo Fernandez, regente do Grupo Le Voci, Câmara Lirica e Coral do Banco do Brasil. Anteriormente foi professora na Escola de Musica Villa-Lobos. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Composição Musical. 












Helen Heinzle
Professora de Canto, Soprano
Professora de Técnica Vocal



Helen Heinzle, natural de Blumenau, Santa Catarina, é integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos musicais ao piano ainda criança e aperfeiçoou-se em Viena - Áustria e Hamburg – Alemanha.


Graduou-se em Canto pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), onde foi professora de Canto e Fisiologia da Voz. Também foi professora de Técnica Vocal no Conservatório Brasileiro de Música. É integrante do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e do grupo vocal Calíope, com o qual realizou diversas turnês pelo Brasil, Europa e América do Sul. Gravou também diversos CDs como solista com o grupo.

Atuou na ópera “o Empresário” de W. A. Mozart como Mlle Silberklang e na ópera Bodas de Fígaro como “Condessa” no Theatro Municipal do Rio. Participou da ópera “O Pescador e sua Alma” do compositor carioca Marcos Lucas, no CCBB do Rio e Brasília. Foi solista nas “Vesperae Solennes de Confessore”, de Mozart; “Der Tod Jesu”, de Graun, e em obras de Bach, Vivaldi, Haydn, Brahms, Neukomm, entre outros. Foi solista com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, e com a Orquestra do Theatro Municipal nas comemorações dos 80 anos do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.







Francisco Neves
Professor de Declamação Lírica e de Palestras sobre Óperas

Cantor do Corpo Coral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro há 26 anos, na clave dos barítonos, Francisco Neves também é pesquisador do Antigo Egito desde os seus 09 anos. Nos últimos 50 anos, ministrou inúmeras palestras, seminários, cursos e simpósios sobre Egiptologia e Óperas em diversas cidades brasileiras. Nas 12 viagens que empreendeu ao Egito, Estados Unidos e Europa, pesquisou em diversos sítios arqueológicos e universidades, conduziu grupos de turistas e pesquisadores, além de travar contatos sólidos com o Supremo Conselho de Antiguidades Egípcias no Cairo.
Formado diretor de cena e cenógrafo pela Academia Brasileira de Belas Artes (1975), Neves também é artista plástico com diversas exposições das suas miniaturas e quadros sobre o Egito Antigo, além de ser cantor lírico, tendo a seu crédito cerca de trinta e sete personagens de diversas óperas.







Isabela Vieira
Professora de Canto e Técnica Vocal

Formou-se em Canto pela EM-UFRJ, em 2013, com orientações do barítono Homero Velho. 
Teve sua estréia cantando o papel de Susanna em As bodas de Fígaro de Mozart em 2008. Entre seus principais papéis temos as óperas Joca, Juca e o pé de jaca de Rafael Bezerra – como Juca, O cavalinho azul de Tim Rescala – como Mãe, L’incoronazione di Poppea de C. Monteverdi – como “Valeto” e Orfeu e Eurídice de C. W. Gluck – Como Euridice. Participou de ópera como Il turco in Itália de Rossini, The Rake’s Progress de Stravinsky, Medée de Cherubini.
Integrou os coros Brasil ensemble com regência de Maria José Chevitarese, onde gravou o Cd Imagens do Brasil – séculos XX e XI como corista e solista da 6ª Missa de Francisco Mignone, Coro sinfônico do Rio de Janeiro com regência de Julio Moretzsohn e Coro OSB O&E com regência dos maestros Jesus Figueiredo e Priscila Bomfim tendo suas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Apresentou-se em importantes casas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Integra o “Trio Cantabile” com Ricardo Bessa – contrabaixo – e Edvan Moraes – Piano, responsáveis pela estreia no Brasil das “7 Canções Românticas” de G. Bottesini.